Na artigo anterior, você pode aprender os passos para se tornar um programador Web, tanto de front-end, quanto de back-end. Para pessoas que querem se dedicar nessa categoria de desenvolvimento, o sistema operacional que elas usam, não faz tanta diferença. Talvez faça alguma diferença para os que precisam ver os layouts feitos pelos designers nas ferramentas da Adobe, o que os limitam ao Windows ou Mac [1].
No caso do desenvolvedor mobile, que é o que será abordado nesse artigo, depende um pouco da plataforma que ele escolher para trabalhar. Se ele escolher ser um desenvolvedor para a plataforma da Maçã, vai ter que fazê-lo por meio de um sistema MacOS. Os desenvolvedores para a plataforma Android, podem escolher o Mac, Windows ou Linux, sendo para mim em experiência pessoal, mais fácil configurar o ambiente necessário para o desenvolvimento Android no Windows.
Android
- Linguagem
Para entender do desenvolvimento Android, é bom que você tenha as noções de back-end do artigo anterior, usando Java. O desenvolvimento Nativo para Android é feito em Java específico para Android, mas para entende-lô você precisa entender a sintaxe do Java e a orientação a objetos com Java. Após você conhecer o Java, você pode começar a aprender o desenvolvimento Android em si.
- Ambiente
É preciso configurar o ambiente de desenvolvimento, que é tudo que o Android precisa pra funcionar na sua máquina e mais a IDE[2] específica para o Android, que é atualmente Android Studio, feita pela própria Google. Para configurar o ambiente de desenvolvimento, eu deixo aqui o link para um site explicando(Todos os Sistemas Operacionais). Se você é uma pessoa que aprende mais visualmente, aqui está o link para um vídeo(Windows). Acabando o processo de configuração, você está pronto para começar a desenvolver seus apps Android.
- Dicas de estudo
Eu trabalhei apenas um mês com o desenvolvimento Android, e por alguns meses eu continuei brincando um pouco, então não vou falar detalhadamente sobre como você vai estudar. Vou deixar aqui caminhos para que você possa encontrar materiais para estudar.
-
Canal do Thiengo Calopsita - Talvez o maior canal em português sobre desenvolvimento android. Simplesmente sensacional, já mostrou de tudo no canal. Ele tem uma Playlist introdutória aqui
-
Canal do Paulo Vinicius Moreira Dutra - A playlist conta com uma introdução e desenvolvimento de uma aplicação simples. Você pode conferir aqui
-
Curso de Desenvolvimento Android pela Udemy, pago e você pode comprá-lo aqui. Vale a pena o investimento, pelos comentários e pela ementa do curso. Ensina a programação Java básica necessária e só então parte para o desenvolvimento Android.
-
Livro Google Android - O livro está atualmente na quinta edição, é do Ricardo Lecheta e recomendo fortemente o investimento. É indicado pelos melhores professores de Desenvolvimento Android. Você pode conferir mais no site do autor aqui ou comprá-lo na editora aqui
-
Livro Android Essencial - Com o livro anterior, você vai aprender bastante coisa, do simples ao avançado. O livro tem mais de 1000 páginas, e o autor resolveu fazer um versão resumida, que ficou em menos de 400. Você pode encontrá-lo aqui
iOS
Eu nunca trabalhei com o desenvolvimento para a plataforma, porém com pesquisa consegui encontrar algumas dicas para vocês.
- Linguagem
O desenvolvimento para iOS é diferente, pois usa em aplicativos mais antigos a linguagem objective-C, porém foi substituída pela linguagem Swift. Eu creio que não se precise mais desenvolver novas aplicações com objective-C e sim com Swift, então você pode focar apenas em aprender Swift. Pelo que pode se ver na internet, Swift tem uma curva de aprendizado pequena, sendo fácil de aprender.
- Ambiente
O desenvolvimento de aplicativos para iOS é limitado a usuários de computadores Apple, como o iMac, Mac mini ou MacBooks. A ferramenta usada no desenvolvimento de a aplicativos para iOS é o XCode que só funciona no MacOS. O emulador de iOS também só roda no MacOS. Se você não tem um Mac, tem como fazer um aluguel virtual aqui ou em outros lugares.
Segundo passo é criar um conta de desenvolvedor apple. Você pode criar aqui. Conta criada, você deve baixar o Xcode, pode baixar aqui. No curso da PUCRS você consegue ver como se faz para configurar o ambiente de desenvolvimento corretamente, mas é básicamente só isso. Criou a conta de desenvolvedor Apple, baixou o Xcode, está pronto para desenvolver.
Dicas de Estudo
- Curso de Swift oferecido pela PUCRS free no itunes. Você pode baixá-lo aqui
- Curso de Swift pela Udemy, é pago e você pode comprá-lo aqui. Sempre há promoções no site, cursos saindo a 25 reais, fique de olho.
- Curso de Swifit da Unicamp. Você pode se inscrever aqui
Concluindo
Enfim, esse é o caminho básico para um desenvolvedor Mobile. tanto iOS quanto Android. É evidente que você aprenderá o básico, poderá trabalhar como Júnior em alguma empresa para ganhar mais experiência, vai aprender a ler a documentação das tecnologias e terá menos dependência de cursos, artigos e etc. Novamente eu enfatizo que você crie uma aplicação do zero, para fixar seus conhecimentos. Espero que tenham gostado e até a próxima.
[1] Com o WINE no linux, você pode rodar programas do Windows, podendo assim usar as ferramentas da Adobe. Porém, a compatibilidade dela é baixa, não tendo assim as últimas versões dos softwares da Adobe. WINE é como um emulador. Para saber mais, veja aqui